e-Título, o seu documento digital de eleitor
Desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, o aplicativo é verdadeira revolução, ao permitir que diversas ações sejam feitas de forma virtual.
Como validar o seu e-Título?
Após fazer o download do aplicativo, ele pedirá que você entre com seus dados pessoais (nome, data de nascimento, número do título de eleitor, nome do pai e da mãe). Finalizado este procedimento, é só clicar em "acessar".
Para validar no dia da eleição, basta comparecer ao seu local de votação e abrir o QR Code clicando na aba "validar" no aplicativo.
Como justificar o voto através do e-Título
Um processo simples, que tornou-se importante para agilizar e evitar aglomerações em locais de votação. Válido ressaltar, entretanto, que o aplicativo capta a localização do eleitor por meio do GPS do celular - então, caso você esteja em seu domicílio eleitoral, não será possível proceder com a justificativa.
Para justificar, basta, no dia da eleição, clicar em "mais opções", depois "justificativa de ausência", escolher o período (turno/eleição) que deseja, escrever a justificativa e o email, e pronto! Seu voto encontra-se justificado.
A tecnologia agindo à serviço dos brasileiros
A eleição municipal de 2020 foi o primeiro processo eleitoral em que o e-Título funcionou, e pelos registros, deu-se de forma satisfatória. As facilidades para justificar o voto e para encontrar o local de votação são dois pontos sobremaneira positivos.
Outros programas similares
Infelizmente, por ser um aplicativo oficial do governo, não há outras opções de programas em relação ao e-Título. Entretanto, na temática eleições, há o "Resultados", também oficial do TSE, que entrega os resultados das apurações eleitorais em tempo real.